terça-feira, 5 de março de 2013

Gênero textual: Carta


São Paulo, 26 de fevereiro de 2011

Amooor,

To te escrevendo porque hoje é o dia mais fofo da minha vida...
Tem 3 meses que a gente tá juntinho!!!Você tá feliz? Espero que esteja tanto quanto eu! Você surgiu de repente e mudou a minha vida! Me completa, me faz bem, me faz rir... Amo muito você!!!
Dudu, você é o primeiro amor da minha vida eu desejo que seja pra sempre!! Adoro ficar do seu ladinho, ver filme com você, sair com a galera na sua companhia. A gente demorou, né, gatinho, pra se curtir, mas agora a gente tá vivendo o momento mais bonito das nossa vidas!
Foi muito bom conhecer você...
Obrigada por tudo!

            Beijo da sua lindinha!

LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL




O Fax do Nirso

O gerente de vendas recebeu o seguinte fax de um dos seus novos vendedores: “Seo Gomis o criente de Belzonte pidiu mais cuatrucenta pessa. Faz favor toma as providenssa, Abrasso, Nirso.” Aproximadamente uma hora depois, recebeu outro: “Seo Gomis, os relatório di venda vai xega atrazado proque to fexando umas venda. Temo que manda treis miu pessa. Amanhã tô xegando. Abrasso, Nirso.” No dia seguinte: “Seo Gomis, num xeguei pucausa de que vendi maiz deis miu em Beraba. To indo pra Brazilha. Abrasso, Nirso.” No outro: “Seo Gomis, Brazilha fexo 20 miu. Vo pra Frolinoplis e de lá pra Sum Paulo no vinhão das cete hora. Abrasso, Nirso”. E assim foi o mês inteiro. O gerente, muito preocupado com a imagem da empresa, levou ao presidente as mensagens que recebeu do vendedor. O presidente, um homem muito preocupado com o desenvolvimento da empresa e com a cultura dos funcionários, escutou atentamente o gerente e disse: -Deixa comigo, que eu tomarei as providências necessárias. E tomou. Redigiu de próprio punho um aviso e afixou no mural da empresa, juntamente com as mensagens de fax do vendedor: 'A parti de oje nois tudo vamo fazê feito o Nirso. Si priocupá menos em iscrevê serto, mod vendê maiz. Acinado, O Prizidenti.